Sapo Ventre de Fogo
Nome Comum: | Sapo Ventre de Fogo |
Nome Cientifico: | Bombina orientalis |
Apêndice CITES: | Não |
Anexo II Portaria nº. 86/2018: | Não |
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.
GUIA DE CUIDADOS
Tamanho: Em adultas podem atingir os 5 cm
Origem: China
Longevidade: Até 20 anos em cativeiro
Habitat Natural: Habitam zonas florestais por norma sempre perto de pequenos charcos ou ribeiros
As Bombina orientalis são uma das espécies de anfíbio mais fáceis de manter em cativeiro. O seu ventre vermelho e preto aliado aos seus hábitos diurnos, tornam-na numa espécie cativante para qualquer amante de anfíbios. Com um apetite voraz e uma atitude destemida são uma escolha popular para aquaterrários. São uma espécie com hábitos terrestres, diurnos e semi aquaticos que beneficia de uma grande porção de água onde se possam submergir.
Apesar de serem uma espécie relativamente fácil de manter, deve ter atenção a alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.
Terrário
Tamanho: Recomenda-se um terrário de 60x45x45cm para até 5 adultos
Material: Vidro
- Aquecimento e Iluminação
Os Sapos Ventre de Fogo são uma espécie capaz de tolerar uma amplitude termica bastante grande. Idealmente, durante o dia, a temperatura do terrário deverá estar entre os 20 e os 26ºC. Devem ser evitadas temperaturas acima dos 28ºC. À noite a temperatura pode baixar até aos 16ºC. Estas temperaturas significam que, na maioria dos casos, não existe necessidade de utilizar qualquer fonte de calor. Em casos extremos pode-se utilizar um aquecedor na zona aquática do terrário.
Os sapos Ventre de Fogo não necessitam de radiação UVB. No entanto, beneficiam da exposição a índices baixos da mesma (Através de lâmpada ShadeDweller)
- Humidade
A água deve estar sempre disponível e ocupar, idealmente, pelo menos 40% do terrário. A profundidade ideal da água é de 5-6cm. A água deverá ser trocada com frequência uma vez que são uma espécie que a suja bastante.
- Decoração
Os Sapos Ventre de Fogo são uma espécie semiaquática pelo que deve ser dada especial atenção à parte aquática do terrário. A mesma deverá estar decorada com troncos e pedras que forneçam esconderijo e suporte aos animais.
A parte terrestre pode ser decorada também com rochas, musgo e troncos, contando com algumas plantas (artificiais ou vivas) e esconderijos.
Dieta e Suplementação
Hábitos alimentares: Insetívoro
Dieta: Devem ser alimentadas todas os dias enquanto juvenis e dia-sim-dia-não em adultas.
- Alimentos
Insetos: Os animais jovens podem ser alimentados com moscas da fruta e grilos pequenos. Os adultos comem tudo o que consigam meter na boca. Deve ser dada uma dieta variada com base em grilos, minhocas da terra, baratas, larvas da cera e larvas de tenebrio.
- Suplementação
A nível de suplementação vitamínica e mineral, deverá suplementar 2 refeições por semana com Cálcio em Pó e uma com um Complexo Multivitamínico (Com Vit. D3) de qualidade.
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.