Pitão do Bornéu

Nome Comum: Pitão do Bornéu
Nome Cientifico: Python briteinstaini
Apêndice CITES: Sim, IIB
Anexo II Portaria nº. 86/2018: Sim

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

Envio Gratuito
Acima de 49€

Expedição no Próprio Dia
Em encomendas finalizadas até ás 15h

Entrega Viva/Congelada Garantida
Em alimento vivo e congelado

GUIA DE CUIDADOS

Tamanho: Em adultas podem atingir até 120cm

Origem: Bornéu, Brunei, Indonésia e Malásia

Longevidade: Até 30 anos

Habitat Natural: As Pitões do Bornéu são originárias das florestas tropicais do  Bornéu, Brunei, Indonésia e Malásia.

As Pitões do Bornéu são uma espécie adequada para cuidadores com alguma experiência. Exigem um ambiente controlado com boa ventilação, condições específicas de temperatura e humidade, além de um espaço adequado para seu desenvolvimento.

Deve ter atenção alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.

Terrário

Tamanho: Mínimo de 150x60x60cm para 1 adulta. Enquanto pequenas podem ser mantidas em terrários significativamente mais pequenos.

Material: Vidro ou madeira com boa ventilação para evitar a acumulação de humidade e proliferação de fungos e bactérias.

 - Aquecimento e Iluminação

Deverá criar um terrário com gradiente térmico com uma temperatura mínima de 24ºC no lado frio, cerca de 32ºC no lado quente. Durante a noite a temperatura não deverá baixar dos 20ºC. Para assegurar estas temperaturas deve utilizar um tapete de aquecimento por baixo do terrario podendo também ser utilizada uma lâmpada de Basking Spot, no lado quente, durante o dia. As fontes de aquecimento deverão estar conectadas a um termostato.

Apesar de não ser essencial, é recomendada a exposição, durante o dia, a um UVI entre 0 e 3 (Zona de Ferguson 1-2). Para atingir estes Índices de UV pode utilizar lâmpadas UV ShadeDweller.

- Humidade

Esta espécie gosta de ambientes relativamente húmidos pelos que devem ter sempre disponível uma fonte de água onde se possam banhar. A humidade relativa do ar deve ser mantida a cerca de 60-70% sendo recomendado um ligeiro pico até aos 90% na altura da muda da pele.

- Decoração

Pode utilizar um substrato de Pedaços de Coco ou o Arcadia Earth Mix. Pode criar um habitat tridimensional recorrendo a troncos e rochas certificando-se de que estes fiquem bem seguros e que são capazes de suportar o peso do animal. Principalmente com animais jovens, é aconselhável fornecer bastantes locais para que se escondam, evitando assim stress desnecessário. Pode também utilizar plantas naturais (apenas espécies seguras) e/ou artificiais.

Dieta e Suplementação

Hábitos alimentares: Carnívoras

 Dieta para Juvenis: Pode alimentar com presas com até 15% da massa corporal do animal a cada 7 dias.

 Dieta para Adultos (A partir dos 2 anos): Pode alimentar com presas com até 10% da massa corporal do animal a cada 7 dias.

- Alimentos

Ratos, Ratazanas e/ou Pintos mortos.

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

A03364