Gecko Leopardo
Nome Comum: | Gecko Leopardo |
Nome Cientifico: | Eublepharis macularius |
Apêndice CITES: | Não |
Anexo II Portaria nº. 86/2018: | Não |
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.
GUIA DE CUIDADOS
Tamanho: Em adultos podem atingir os 25cm
Origem: Afeganistão, Paquistão, Iraque, Irão, e noroeste da Índia
Longevidade: Até 15 anos
Habitat Natural: Os Geckos Leopardo são originários dos desertos rochosos do Afeganistão, Paquistão, Iraque, Irão, e noroeste da Índia
Os Geckos Leopardo são a espécie de réptil de estimação mais comum nos dias de hoje. São pequenos e fáceis de cuidar, apresentam uma grande variedade de cores e padrões e têm também um temperamento muito dócil. No geral, são um das melhores espécies de répteis para principiantes.
Apesar de serem uma espécie fácil de manter, deve ter atenção a alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.
Terrário
Tamanho: Recomenda-se um terrário mínimo de 60x30x30cm para 1 adulto
Material: Vidro ou Madeira
- Aquecimento e Iluminação
Deverá criar um terrário com gradiente térmico com uma temperatura mínima de 24ºC no lado frio, cerca de 32ºC no lado quente. Durante a noite a temperatura não deverá baixar dos 21ºC. Para atingir tanto as temperaturas diurnas como as noturnas, deverá utilizar uma fonte de aquecimento, aconselhavelmente um Tapete de Aquecimento. Pode também optar por utilizar uma Lâmpada Cerâmica ou um Deep Heat Projector (devidamente controlado por um termostato).
Os Geckos Leopardos não necessitam de radiação UVB. No entanto, beneficiam da exposição a índices baixos da mesma (Através de lâmpada ShadeDweller)
- Humidade
Os Geckos Leopardo são animais do deserto, e portanto necessitam de um ambiente bastante seco para se manterem saudáveis. A humidade ideal para esta espécie situa-se entre os 30% e os 40%.
Durante a ecdise (muda da pele), os Geckos Leopardo necessitam de um local com uma humidade relativa mais elevada (na casa dos 80%), pelo que é recomendado que exista uma "toca húmida" no terrário do seu Gecko Leopardo. Para criar esta toca basta que encha um esconderijo com substrato como fibra de coco ou musgo de sphagnum humedecidos.
- Decoração
Os Geckos Leopardo são originários de zonas áridas rochosas. Não devem ser mantidos em substratos arenosos uma vez que, no seu habitat selvagem, habitam um substrato com poucas partículas soltas. Poderá equipar o terrário com rochas, troncos e alguma vegetação de ambientes áridos não esquecendo de criar também diversos esconderijos/grutas para que o animal se possa esconder.
Dieta e Suplementação
Hábitos alimentares: Insetívoro
Dieta: Enquanto juvenis devem ser alimentados todos os dias. Conforme forem crescendo poderemos passar a frequência da alimentação para dia-sim-dia-não e até a cada dois dias.
- Alimentos
Insetos: Baratas, Grilos, Gafanhotos Calcium Worms, Larvas da Cera, Larvas de Tenébrio...
- Suplementação
A nível de suplementação vitamínica e mineral, deverá intercalar uma refeição polvilhada com Cálcio em Pó com uma polvilhada com um Complexo Multivitamínico (Com Vit. D3) de qualidade.
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.