Gecko Africano de Cauda Gorda
Nome Comum: | Gecko Africano de Cauda Gorda |
Nome Cientifico: | Hemitheconyx caudicinctus |
Apêndice CITES: | Não |
Anexo II Portaria nº. 86/2018: | Não |
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.
GUIA DE CUIDADOS
Tamanho: Em adultos podem atingir os 22cm
Origem: África Ocidental
Longevidade: Até 20 anos
Habitat Natural: Esta espécie habita zonas secas e húmidas da savana da África Ocidental.
Os Geckos Africanos de Cauda Gorda são uma espécie de gecko africana em crescente popularidade. Apresentando algumas semelhanças com os Geckos Leopardo, quer em aspeto quer em facilidade de cuidado, são uma espécie indicada quer para principiantes quer para pessoas com mais experiência.
Apesar de serem uma espécie fácil de manter, deve ter atenção a alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.
Terrário
Tamanho: Recomenda-se um terrário mínimo de 60x45x45cm para 1 adulto
Material: Vidro
- Aquecimento e Iluminação
Deverá criar um terrário com gradiente térmico com uma temperatura mínima de 22ºC no lado frio, e com um hotspot que poderá chegar aos 32ºC. Durante a noite a temperatura não deverá baixar dos 15ºC. Para atingir as temperaturas diurnas, deverá utilizar uma lâmpada de aquecimento de Halogéneo ou de Neodymium. Durante a noite pode assegurar a temperatura mínima com recurso a um tapete de aquecimento, caso necessário. Tanto a fonte de aquecimento diurna como a noturna, deverão ser devidamente controladas por um termostato.
Os Geckos Africano de Cauda Gorda não necessitam de radiação UVB. No entanto, beneficiam da exposição a índices baixos da mesma (Através de lâmpada ShadeDweller)
- Humidade
Os Geckos Africano de Cauda Gorda são animais que necessitam de uma humidade relativa intermédia para se manterem saudáveis. A humidade ideal para esta espécie situa-se entre os 50% e os 60%. Deve pulverizar o terrário diariamente garantindo que o mesmo seca após algumas horas. É recomendado que exista sempre uma toca no terrário com uma humidade relativa superior ao resto do terrário.
Devem ter sempre disponível um recipiente com água fresca e limpa.
- Decoração
Habitando tanto zonas mais húmidas como zonas mais áridas, a decoração do terrário do seu Gecko Africano de Cauda Gorda deve ser pensada de forma a recriar um misto dos dois ambientes. A nível de substrato, pode utilizar o Arcádia EarthMix que lhe dá também a possibilidade de criar um terrário bioativo com isópodes e colembolos. Pode usar rochas e troncos para criar diversas áreas de esconderijo. Também deve incorporar plantas no terrário, sejam elas naturais ou artificias como uma forma de criar esconderijo extra.
Dieta e Suplementação
Hábitos alimentares: Insetívoro
Dieta: Enquanto juvenis devem ser alimentados todos os dias. Conforme forem crescendo poderemos passar a frequência da alimentação para dia-sim-dia-não.
- Alimentos
Insetos: Grilos, Baratas, Calcium Worms, Larvas da Cera, Larvas de Tenébrio...
- Suplementação
A nível de suplementação vitamínica e mineral, deverá intercalar uma refeição polvilhada com Cálcio em Pó com uma polvilhada com um Complexo Multivitamínico (Com Vit. D3) de qualidade.
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.