Escinco de Língua Azul
Nome Comum: | Escinco de Língua Azul |
Nome Cientifico: | Tiliqua gigas evanescens |
Apêndice CITES: | Não |
Anexo II Portaria nº. 86/2018: | Não |
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.
GUIA DE CUIDADOS
Tamanho: Em adultos podem atingir os 60 cm
Origem: Papua Nova Guiné
Longevidade: Até 30 anos em cativeiro
Habitat Natural: Os Escincos de Língua Azul são uma espécie maioritariamente terrestre que habita as florestas da Indonésia.
Os Escincos de Língua Azul são uma das espécies mais domesticáveis de réptil. São diúrnos, adoram escavar e explorar o substrato. Têm um apetite voraz e são uma excelente espécie a nível de interação. São bastante dóceis e fáceis de manter, o que os faz um excelente animal tanto para principiantes como para experientes.
Apesar de serem uma espécie fácil de manter, deve ter atenção a alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.
Terrário
Tamanho: Recomenda-se um terrário mínimo de 90x45x45cm para 1 adulto. Enquanto juvenis, podem ser mantidos em terrários proporcionalmente mais pequenos.
Material: Vidro
- Aquecimento e Iluminação
Deverá criar um terrário com gradiente térmico com uma temperatura mínima de 22ºC no lado frio, cerca de 26ºC no lado quente. Deverá ainda criar uma zona de Basking Spot a rondar os 36ºC. Durante a noite a temperatura não deverá baixar dos 16ºC. Para atingir tanto as temperaturas diurnas como as noturnas, pode utilizar um tapete de aquecimento associado a uma lâmpada de Basking Spot (devidamente controlado por um termostato).
Sendo uma espécie diurna, os Escincos de Língua Azul necessitam de radiação UVB. Deve ser fornecida atraves de lâmpadas 5/6% compactas ou tubulares.
- Humidade
Os Escincos de Língua Azul são animais da floresta, e portanto necessitam de alguma humidade no seu habitat. Deverá borrifar o terrário diariamente certificando-se que o substrato não fica seco nem demasiado molhado. A humidade relativa do ar deverá estar entre os 60 e os 80%.
É importante que os escincos tenham sempre acesso a um bebedouro com água fresca.
- Decoração
Os Escincos de Língua Azul são originários de zonas florestais semitropicais. Deverá utilizar um substrato como o Arcadia Earth Mix coberto com folhagem decorativa e/ou pedações de coco. Pode decorar o terrário com grutas, pedras, troncos e cascas de cortiça. Pode também utilizar plantas naturais ou artificiais.
Dieta e Suplementação
Hábitos alimentares: Omnívoros
Dieta: A dieta de um Escinco de Língua Azul deve consistir de cerca de 45% de Carne e Insetos, 45% de Vegetais e 10% de Fruta Enquanto juvenis devem ser alimentados dia sim, dia não. Conforme forem crescendo poderemos passar a frequência da alimentação para 2 a 3 vezes por semana.
- Alimentos
Insetos: Baratas, Grilos, Calcium Worms, Larvas da Cera, Larvas de Tenébrio...
Carne: Pinkies de Rato, Frango, Vaca.
Vegetais: Couve Galega, Endívia, Folhas de Nabo, Feijões, Favas, Abóbora...
Fruta: Maça, Morango, Figo, Manga, Banana, Kiwi, Papaia, Pêssego...
- Suplementação
A nível de suplementação vitamínica e mineral, deverá suplementar uma refeição por semana com Cálcio em Pó e outra com um Complexo Multivitamínico (Com Vit. D3) de qualidade.
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.