Camaleão de Jackson

Nome Comum: Camaleão de Jackson
Nome Cientifico: Trioceros jacksonii
Apêndice CITES: Sim, IIB
Anexo II Portaria nº. 86/2018: Não

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

Envio Gratuito
Acima de 49€

Envio no Próprio Dia
Em encomendas finalizadas até ás 15h

Entrega Viva/Congelada Garantida
Em alimento vivo e congelado

GUIA DE CUIDADOS

Tamanho: Em adultos podem atingir os 40cm, contando com a cauda

Origem: Quénia e Tanzânia

Longevidade: Até 10 anos

Habitat Natural: Habitam as zonas florestadas montanhosas no Quénia e na Tanzânia

Os Camaleões de Jackson, como a maioria dos camaleões, são uma espécie arborícola. Habitam as zonas florestadas a uma altitude moderada no Quénia e na Tanzânia. São uma das espécies mais fascinantes de camaleão mantidas em cativeiro.

Apesar de serem uma espécie de dificuldade intermédia, a sua manutenção em cativeiro é perfeitamente exequível se se seguirem alguns cuidados básicos que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.

Terrário

Tamanho: No mínimo, um terrário de 90x45x60cm para 1 adulto

Material: Vidro (com topo em rede/bom fluxo de ar) ou em Rede

 - Aquecimento e Iluminação

Durante o dia, deve ser assegurada uma temperatura ambiente a rondar os 22ºC com um Basking Spot a em torno dos 30ºC. Durante a noite, a temperatura deve baixar para cerca de 16-18ºC. Para atingir estas temperaturas necessitará de uma Lâmpada de Halogéneo para criar a zona de Basking Spot. No resto do terrário, normalmente é suficiente a temperatura ambiente.

A nível de radiação ultravioleta, é essencial que, durante o dia, estejam expostos a um UVI entre 3 e 4 (Zona de Ferguson 3). Para atingir estes Índices de UV pode utilizar lâmpadas UV tubulares de 6 a 12% mediante a altura do terrário.

- Humidade

Esta espécie requer uma humidade relativa diurna relativamente baixa. Durante a noite devemos aumentar a humidade borrifando o terrário.

- Decoração

Os Camaleões de Jackson sentem-se confortáveis no meio da folhagem. Equipe o terrário com bastante estrutura vertical de forma a que possam ocupar as partes mais altas do mesmo. Pode usar troncos, cascas da cortiça, pedras e plantas (artificias ou vivas). Animais jovens não deverão ser mantidos em terrários excessivamente grandes.

Dieta e Suplementação

Hábitos alimentares: Insetívoro

 Dieta: Os Camaleões de Jackson devem ser alimentados diariamente com insetos vivos.  

- Alimentos

Insetos: Gafanhotos, Grilos, Baratas, Calcium Worms...

- Suplementação

A nível de suplementação vitamínica e mineral, deverá intercalar uma refeição polvilhada com Cálcio em Pó com uma polvilhada com um Complexo Multivitamínico (Com Vit. D3) de qualidade. 

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

A0951