Ackie Monitor
Nome Comum: | Ackie Monitor |
Nome Cientifico: | Varanus acanthurus |
Apêndice CITES: | Sim, IIB |
Anexo II Portaria nº. 86/2018: | Sim |
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.
GUIA DE CUIDADOS
Tamanho: Em adultos, podem atingir até 60 cm de comprimento.
Origem: Austrália.
Longevidade: Podem viver até 15 anos em cativeiro.
Habitat Natural: Habitam zonas áridas ou sazonalmente secas com solos arenosos e rochosos.
Os Ackies são uma das espécies mais pequenas de varano. São uma espécie ideal para quem quer vivenciar a personalidade característica deste grupo de espécies sem ter que se preocupar com alojar um animal com dimensões maiores. A sua inteligência e os seus hábitos ativos e diurnos tornam-nos uma espécie fascinante. Embora sejam animais de estimação com uma personalidade que pode ser desafiadora, com os cuidados e o trabalho adequados, podem ser mantidos com sucesso em cativeiro.
Apesar de serem uma espécie relativamente fácil de manter, deve ter atenção a alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.
Terrário
Tamanho: Mínimo de 150x60x60cm para 1 adulto. Animais juvenis podem ser mantidos em terrários de 90x45x60cm.
Material: Vidro ou Madeira
- Aquecimento e Iluminação
Os Ackies são originários de zonas onde as temperaturas atingem níveis bastante altos. Desta forma, é importante fornecer um ponto quente a rondar os 55ºC, devendo o resto do terrário apresentar um gradiente térmico entre os 25ºC e os 35ºC. A melhor forma de atingir estas temperaturas é através de uma combinação de Lâmpadas de Halogéneo, Lâmpadas HID e Deep Heat Projectors. Durante a noite, a temperatura pode cair para 22-24°C.
É necessário fornecer iluminação UVB de alta qualidade para permitir a síntese de vitamina D3. Utilize lâmpadas com elevado índice UV como lâmpadas T5 14% ou lâmpadas de vapor de mercúrio/solar.
- Humidade
A humidade relativa do ar não necessita de ser mantida muito elevada. No entanto, como veremos de seguida, é importante que o substrato tenha uma humidade a rondar os 50% de forma a manter as suas capacidades de sustentação.
Deve existir um recipiente com água sempre disponível no terrário.
- Decoração
Forneça uma variedade de esconderijos, troncos, ramos e rochas no terrário para que o seu Ackie possa explorar e se sentir seguro. Especialmente enquanto juvenis, são um espécie que gosta de trepar e explicar alguns ramos mais altos.
Os Ackies são uma espécie que adora escavar. Desta forma, é importante fornecer uma altura de substrato, ligeiramente húmido e bem prensado, de pelo menos 30cm de altura para permitir que escavem os seus túneis. Substratos orgânicos à base de fibra de coco e/ou argila são a melhor opção.
Dieta e Suplementação
Hábitos alimentares: Insetívoros
Apesar do seu tamanho, em estado selvagem os Ackies demonstram ter uma dieta maioritariamente insetívora. Deve ser fornecida uma dieta à base de grilos, gafanhotos e baratas variando, ocasionalmente a cada 2-3 semanas com uma refeição de roedores , peixe ou ovos.
Os animais juvenis devem ser alimentados diariamente com os adultos a receberem alimento 2 a 3 vezes por semana.
- Suplementação
A nível de suplementação vitamínica e mineral, deverá intercalar uma refeição polvilhada com Cálcio em Pó com uma polvilhada com um Complexo Multivitamínico (Com Vit. D3) de qualidade.
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.