Tartaruga Escorpião
Nome Comum: | Tartaruga Escorpião |
Nome Cientifico: | Kinosternon scorpioides |
Apêndice CITES: | Não |
Anexo II Portaria nº. 86/2018: | Não |
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.
GUIA DE CUIDADOS
Tamanho: Em adultos podem atingir os 15 a 20 cm de comprimento
Origem: América do Sul
Longevidade: Até 50 anos
Habitat Natural: Habitam cursos de água calma de pequena e média dimensão.
As Tartarugas Escorpião são uma espécie de tartarugas aquática bastante rara no hobby. Em adultas apresentam um tamanho intermédio entre os 15 e os 20cm podendo ser mantidas no exterior durante a maior parte do ano. São uma espécie ativa tanto na agua como em terra tornando-as ótimas para entusiastas que pretendam um animal que explore todas as dimensões do aquaterrário.
Apesar de serem uma espécie relativamente fácil de manter, deve ter atenção a alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.
Aquário
Tamanho: Mínimo de 90x40x30cm / 55 litros para 1 adulto
Material: Vidro
- Aquecimento e Iluminação
Embora sejam principalmente aquáticas, as Tartarugas Escorpião também gostam bastante de se aventurar em terra para apanhar sol e se esconderem. Deverá ser disponibilizado uma zona de banhos de sol com 28-32ºC. Deve ainda ser usada uma lâmpada de UVB de 5-7% para fornecer os níveis de radiação ultravioleta adequados a esta espécie de tartarugas aquática. A temperatura da água deve ser mantida entre os 23-26ºC com um aquecedor submersível para aquário.
- Filtragem
O uso de um filtro é necessário para manter a água limpa, uma vez que são animais que produzem bastante sujidade. Use um filtro com um fluxo de água baixo ou um que possa ser ajustado.
- Decoração
A decoração com areia ou pequenas pedras no fundo do aquário, facilita o movimento das tartarugas no fundo do mesmo. Podem ser usadas rochas, troncos e plantas vivas/artificiais na decoração da parte aquaria do terrário. A parte seca deverá ser composta de um substrato solto para que possam escavar, decorado com plantas, pedras e troncos onde se possam esconder.
Dieta e Suplementação
Hábitos alimentares: Omnívoros
- Alimentos
Base: A base da dieta deverá ser um alimento comercial formulado especificamente para tartarugas aquáticas.
Ocasional: Grilos, Baratas, Gafanhotos, Larvas de Tenebrio, Larvas da Cera, Calcium Worms, Larvas de Mosquito Vermelhas, Peixe...
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.