Camaleão de Jackson

Nome Comum: Camaleão de Jackson
Nome Cientifico: Trioceros jacksonii
Apêndice CITES: Sim, IIB
Anexo II Portaria nº. 86/2018: Não

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

Remises progressives
Plus vous achetez, moins vous payez pour le transport

Expédition le jour même
Pour les commandes finalisées avant 15 heures

Livraison de produits vivants ou surgelés garantie
Dans les aliments vivants et congelés

GUIA DE CUIDADOS

Tamanho: Em adultos podem atingir os 40cm, contando com a cauda

Origem: Quénia e Tanzânia

Longevidade: Até 10 anos

Habitat Natural: Habitam as zonas florestadas montanhosas no Quénia e na Tanzânia

Os Camaleões de Jackson, como a maioria dos camaleões, são uma espécie arborícola. Habitam as zonas florestadas a uma altitude moderada no Quénia e na Tanzânia. São uma das espécies mais fascinantes e reconhecíveis de camaleão mantidas em cativeiro, devido aos seus três chifres, um no focinho e dois acima dos olhos, usados em disputas territoriais.

Apesar de serem uma espécie de dificuldade intermédia, a sua manutenção em cativeiro é perfeitamente exequível se se seguirem alguns cuidados básicos que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.

Terrário

Tamanho: No mínimo, um terrário de 90x45x60cm para 1 adulto

Material: Vidro (com topo em rede/bom fluxo de ar) ou em Rede

 - Aquecimento e Iluminação

Durante o dia, deve ser assegurada uma temperatura ambiente a rondar os 22ºC com um Basking Spot a em torno dos 30ºC. Durante a noite, a temperatura deve baixar para cerca de 16-18ºC. Para atingir estas temperaturas necessitará de uma Lâmpada de Halogéneo para criar a zona de Basking Spot. No resto do terrário, normalmente é suficiente a temperatura ambiente.

A nível de radiação ultravioleta, é essencial que, durante o dia, estejam expostos a um UVI entre 3 e 4 (Zona de Ferguson 3). Para atingir estes Índices de UV pode utilizar lâmpadas UV tubulares de 6 a 12% mediante a altura do terrário.

- Humidade

Esta espécie requer uma humidade relativa diurna relativamente baixa. Durante a noite devemos aumentar a humidade borrifando o terrário.

- Decoração

Os Camaleões de Jackson sentem-se confortáveis no meio da folhagem. Equipe o terrário com bastante estrutura vertical de forma a que possam ocupar as partes mais altas do mesmo. Pode usar troncos, cascas da cortiça, pedras e plantas (artificias ou vivas). Animais jovens não deverão ser mantidos em terrários excessivamente grandes.

Dieta e Suplementação

Hábitos alimentares: Insetívoro

 Dieta: Os Camaleões de Jackson devem ser alimentados diariamente com insetos vivos.  

- Alimentos

Insetos: Gafanhotos, Grilos, Baratas, Calcium Worms...

- Suplementação

A nível de suplementação vitamínica e mineral, deverá intercalar uma refeição polvilhada com Cálcio em Pó com uma polvilhada com um Complexo Multivitamínico (Com Vit. D3) de qualidade. 

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

A0951
0.500 kg