Gecko da Areia da Namíbia
Nome Comum: | Gecko da Areia da Namíbia |
Nome Cientifico: | Pachydactylus rangei |
Apêndice CITES: | Não |
Anexo II Portaria nº. 86/2018: | Não |
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.
O conteúdo (Texto e Fotografias) desta página está protegido por direitos de autor. A sua cópia, redistribuição ou modificação sem autorização prévia poderá resultar em responsabilização legal.
GUIA DE CUIDADOS
Tamanho: Em adultos podem atingir os 10cm
Origem: Sul da África, principalmente na Namíbia e Angola.
Longevidade: Até 10 anos
Habitat Natural: Os Geckos da Areia da Namíbia habitam ambientes desérticos com dunas arenosas no deserto da Namíbia.
Os Pachydactylus rangei são pequenos geckos noturnos e desérticos, conhecidos pela sua adaptação única às dunas de areia, incluindo pés palmados que facilitam a sua movimentação sobre superfícies arenosas. São uma espécie fascinante, resistente, e relativamente fácil de cuidar, o que os torna ideais tanto para iniciantes quanto para criadores experientes. Além de sua aparência peculiar e comportamento curioso, são dóceis e podem ser mantidos em pequenos grupos, desde que sejam respeitadas suas necessidades específicas.
Apesar de serem uma espécie fácil de manter, deve ter atenção a alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.
Terrário
Tamanho: Recomenda-se um terrário mínimo de 40x30x30cm para 1 a 2 adulto
Material: Vidro ou Madeira
- Aquecimento e Iluminação
Deverá criar um terrário com gradiente térmico com uma temperatura mínima de 24ºC no lado frio e cerca de 38ºC no hotspot. Para assegurar as temperaturas corretas no terrário do seu Gecko da Areia da Namíbia pode recorrer a uma lâmpada de Halogéneo ou de Neodymium numa das extremidades do terrário.
Sendo uma espécie noturna, os Geckos da Areia da Namíbia não necessitam de radiação UVB. No entanto, podem beneficiar da exposição a índices baixos da mesma (Através de lâmpada ShadeDweller)
- Humidade
Os Geckos da Areia da Namíbia são animais do deserto, no entanto, é importante borrifar ligeiramente o terrário pelo menos uma vez por semana, especialmente o interior das tocas/esconderijos.
Devem também ter sempre disponível um recipiente com água limpa e fresca.
- Decoração
Os Geckos da Areia da Namíbia são originários de zonas áridas e arenosas e, como tal, a melhor forma de os manter é num substrato de areia lisa e sem pó. Deverá equipar o terrário com várias tocas e esconderijos espalhados por todo o terrário. A nível de decoração, pode recorrer a rochas, troncos e plantas (naturais ou artificiais).
Dieta e Suplementação
Hábitos alimentares: Insetívoro
Dieta: Deverão ser alimentados 4 a 5 vezes por semana com insetos vivos.
- Alimentos
Insetos: Mosca da Fruta, Grilos e Baratas de pequenas dimensões.
- Suplementação
A nível de suplementação vitamínica e mineral, todas as refeições deverão ser suplementadas polvilhando os insetos com um Suplemento de Cálcio e Vitaminas (Com Vit. D3) de qualidade.
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.