Tartaruga de Esporas Africana

Nome Comum: Tartaruga de Esporas Africana
Nome Cientifico: Centrochelys sulcata
Apêndice CITES: Sim, IIB
Anexo II Portaria nº. 86/2018: Não

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

Progressive Discounts
The more you buy, the less you pay for transport

Same Day Dispatch
For orders finalized by 3pm

Live/Frozen Guaranteed Delivery
In live and frozen food

GUIA DE CUIDADOS

Tamanho: Em adultos podem atingir os 80cm de comprimento da carapaça

Origem: África do Norte e Central

Longevidade: Até 100 anos

Habitat Natural: Habitam pastagens, florestas secas, pouco densas e semidesérticas.

Apesar do tamanho que podem atingir em adultas, as C. sulcatas são das espécies de tartaruga terrestre mais procuradas e mantidas em cativeiro. São uma espécie excecionalmente bem adaptada à vida em cativeiro necessitando de cuidados relativamente básicos e vivendo, na maioria dos casos, uma vida longa e saudável.

Apesar de não serem uma espécie difícil de manter, deve ter atenção a alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.

Terrário

Tamanho: Em pequenas podem ser mantidas em terrários, aquários ou mesas para tartaruga com cerca de 90x45cm de base. Conforme vão crescendo, e devido ao seu tamanho, muitas vezes torna-se necessária a criação de um espaço/cercado exterior onde podem ser mantidas durante a maior parte do ano.

Material: Vidro ou Madeira

 - Aquecimento e Iluminação

Deverá ser disponibilizado uma zona de banhos de sol, grande o suficiente para abranger por completo a tartaruga, com uma temperatura de até 37ºC. O resto do terrário pode ser mantido a uma temperatura não inferior a 20ºC. Durante a noite as temperaturas podem baixar sem problemas até aos 15ºC.

Deve ainda ser usada uma lâmpada de UVB T5 Tubular de 12% para fornecer os níveis de radiação ultravioleta adequados a esta espécie de tartaruga terrestre. 

 - Humidade

Sendo originárias de zonas semidesérticas e áridas, esta espécie não necessita de uma humidade elevada no seu habitat. No entanto, é vantajoso, principalmente em animais mais jovens, disponibilizar abrigos húmidos onde as tartarugas se possam refugiar.

Deverão ter também sempre disponível um recipiente com agua limpa e fresca de onde possam beber e onde se possam molhar.

- Decoração

Pode decorar o terrário com ramos, pedras e abrigos. Tenha em conta que, devido ao seu peso, tamanho e elevada atividade, esta espécie de tartaruga remexe bastante o terrário. 

Dieta e Suplementação

Hábitos alimentares: Herbivoras

- Alimentos

Base: A base da dieta deverá ser, em cerca de 70%, à base de ervas e feno.

Ocasional: Pode suplementar com muitos tipos de folhas e ervas como hibisco (incluindo flor), cardos, rosa, cerejeira, dente-de-leão (folha e flor), camomila, várias flores, roseta, couve-rábano, alfafa, girassol (folha e flor), plátano, amora, cacos (sem agulhas), trevo, etc.

 - Suplementação

Deverá polvilhar o alimento com um Suplemento Vitamínico e Mineral com Vitamina D3 de qualidade.

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

A0335
0.500 kg