Varano da Savana

Nome Comum: Varano da Savana
Nome Cientifico: Varanus exanthematicus
Apêndice CITES: Sim, IIB
Anexo II Portaria nº. 86/2018: Sim

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

Descontos Progressivos
Quanto mais compra, menos paga de transporte

Expedição no Próprio Dia
Em encomendas finalizadas até ás 15h

Entrega Viva/Congelada Garantida
Em alimento vivo e congelado

GUIA DE CUIDADOS

Tamanho: Em adultos, podem atingir até 1,2 metros de comprimento.

Origem: África subsaariana.

Longevidade: Podem viver de 15 a 25 anos em cativeiro.

Habitat Natural: Habitam zonas de savana, prados áridos assim como zonas de arbustos na África subsaariana.

Os Varanos da Savana são um dos varanos mais comuns e populares. O seu tamanho, inteligência e aspeto pré-histórico fazem deles uma espécie fascinante. Embora sejam animais de estimação com uma personalidade que pode ser desafiadora, com os cuidados e o trabalho adequados, podem ser mantidos com sucesso em cativeiro. 

Apesar de serem uma espécie relativamente fácil de manter, deve ter atenção a alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.

Terrário

Tamanho: Mínimo de 240x120x120cm para 1 adulto. Animais juvenis podem ser mantidos em terrários de 120x45x60cm.

Material: Vidro ou Madeira

 - Aquecimento e Iluminação

Os Varanos da Savana são originários de zonas onde as temperaturas atingem níveis bastante altos. Desta forma, é importante fornecer um ponto quente a rondar os 55ºC, devendo o resto do terrário apresentar um gradiente térmico entre os 25ºC e os 35ºC. A melhor forma de atingir estas temperaturas é através de uma combinação de Lâmpadas de Halogéneo, Lâmpadas HID e Deep Heat Projectors. Durante a noite, a temperatura pode cair para 22-24°C.

É necessário fornecer iluminação UVB de alta qualidade para permitir a síntese de vitamina D3. Utilize lâmpadas com elevado índice UV como lâmpadas T5 14% ou lâmpadas de vapor de mercúrio/solar.

- Humidade

A humidade relativa do ar não necessita de ser mantida muito elevada. No entanto, como veremos de seguida, é importante que o substrato tenha uma humidade a rondar os 50% de forma a manter as suas capacidades de sustentação.

Deve existir um recipiente com água sempre disponível no terrário.

- Decoração

Forneça uma variedade de esconderijos, troncos, ramos e rochas no terrário para que o seu Varano da Savana possa explorar e se sentir seguro. Especialmente enquanto juvenis, são um espécie que gosta de trepar e explicar alguns ramos mais altos.

Os Varanos da Savana são uma espécie que adora escavar. Desta forma, é importante fornecer uma altura de substrato, ligeiramente húmido e bem prensado, de pelo menos 50cm de altura para permitir que escavem os seus túneis. Substratos orgânicos à base de fibra de coco e/ou argila são a melhor opção.

Dieta e Suplementação

Hábitos alimentares: Insetívoros

Apesar do seu tamanho, em estado selvagem os Varanos da Savana demonstram ter uma dieta maioritariamente insetívora. Deve ser fornecida uma dieta à base de grilos, gafanhotos e baratas variando, ocasionalmente a cada 2-3 semanas com uma refeição de roedores , peixe ou ovos.

Os animais juvenis devem ser alimentados diariamente com os adultos a receberem alimento 2 a 3 vezes por semana.

- Suplementação

A nível de suplementação vitamínica e mineral, deverá intercalar uma refeição polvilhada com Cálcio em Pó com uma polvilhada com um Complexo Multivitamínico (Com Vit. D3) de qualidade. 

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

A02639
0.200 kg