Tartaruga de Patas Vermelhas

Nome Comum: Tartaruga de Patas Vermelhas
Nome Cientifico: Chelonoidis carbonaria
Apêndice CITES: Sim, IIB
Anexo II Portaria nº. 86/2018: Não

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

Descontos Progressivos
Quanto mais compra, menos paga de transporte

Expedição no Próprio Dia
Em encomendas finalizadas até ás 15h

Entrega Viva/Congelada Garantida
Em alimento vivo e congelado

GUIA DE CUIDADOS

Tamanho: Em adultos atingem em média 35cm de comprimento da carapaça

Origem: América Central e do Sul

Longevidade: Até 50 anos

Habitat Natural: Habitam zonas de floresta tropical e subtropical e temperadas assim como savanas e zonas de transição.

As Tartarugas de Patas Vermelhas são uma espécie de tartaruga terrestre Centro/Sul Americana habituadas a ambientes húmidos e com bastante vegetação. As suas cores vivas e a sua personalidade curiosa e bastante interativa, tornam-nas numa espécie de bastante interesse.

Apesar de não serem uma espécie difícil de manter, deve ter atenção a alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.

Terrário

Tamanho: Em pequenas podem ser mantidas em terrários, aquários ou mesas para tartaruga com cerca de 90x45cm de base. Conforme vão crescendo deverá aumentar-se o tamanho do terrário. Por norma, quanto maior melhor. O tamanho mínimo recomendado para um casal de Tartarugas de Patas Vermelhas é de 2x1m. 

Material: Vidro ou Madeira Tratada (Devido à elevada humidade)

 - Aquecimento e Iluminação

Deverá ser disponibilizado uma zona de banhos de sol, grande o suficiente para abranger por completo a tartaruga, com uma temperatura de até 35ºC. O resto do terrário pode ser mantido entre os 25 e os 28ºC. Durante a noite as temperaturas podem baixar, sem problemas, até aos 20ºC.

Deve ainda ser usada uma lâmpada de UVB T5 Tubular de 6% para fornecer os níveis de radiação ultravioleta adequados a esta espécie de tartaruga terrestre. 

 - Humidade

Sendo originárias de zonas tropicais/subtropicais, esta espécie necessita de uma humidade entre os 70 e os 80% no seu habitat. É vantajoso, principalmente em animais mais jovens, disponibilizar abrigos húmidos onde as tartarugas se possam refugiar.

Deverão ter também sempre disponível um recipiente com agua limpa e fresca de onde possam beber e onde se possam molhar.

- Decoração

Pode decorar o terrário com ramos, pedras, abrigos e plantas naturais comestíveis. A nível de substrato, deverá optar por um que permita às Tartarugas escavar e que tenham boa capacidade de retenção da humidade. Entre as opções mais recomendadas estão os Substratos Específicos para Tartarugas  misturados com  fibra/humus de coco. 

Dieta e Suplementação

Hábitos alimentares: Herbivoras

- Alimentos

Base: A base da dieta deverá ser, em cerca de 70%, à base de ervas e feno.

Ocasional: Pode suplementar com muitos tipos de folhas e ervas como hibisco (incluindo flor), cardos, rosa, cerejeira, dente-de-leão (folha e flor), camomila, várias flores, roseta, couve-rábano, alfafa, girassol (folha e flor), plátano, amora, cacos (sem agulhas), trevo, etc. Ocasionalmente pode ser introduzida também uma fonte de proteína animal na dieta como insetos, pinkies e ovos.

 - Suplementação

Deverá polvilhar o alimento com um Suplemento Vitamínico e Mineral com Vitamina D3 de qualidade.

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

A0707
0.500 kg