Sapo Pipa

Nome Comum: Sapo Pipa
Nome Cientifico: Pipa carvalhoi
Apêndice CITES: Não
Anexo II Portaria nº. 86/2018: Não

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

Descontos Progressivos
Quanto mais compra, menos paga de transporte

Expedição no Próprio Dia
Em encomendas finalizadas até ás 15h

Entrega Viva/Congelada Garantida
Em alimento vivo e congelado

GUIA DE CUIDADOS

Tamanho: Fêmeas até 7cm, machos até 6cm

Origem: Brasil (endémica do leste e nordeste brasileiro)

Longevidade: Até 15 anos

Habitat Natural: Habitam pântanos de água doce, lagos, lagoas e áreas húmidas em florestas secas subtropicais e savanas húmidas do Brasil

A Pipa carvalhoi, conhecida como Sapo Pipa de Carvalho, é uma espécie endémica do Brasil que se destaca pela sua adaptabilidade e facilidade de manutenção. Habita uma grande variedade de ambientes aquáticos - desde pântanos naturais até lagos artificiais - demonstrando uma notável tolerância a diferentes condições. Esta espécie aquática caracteriza-se pela sua forma achatada típica da família e comportamento pacífico.

É uma das espécies de Pipa mais robustas e tolerantes, sendo mais fácil de manter que P. pipa. A sua ampla distribuição natural e capacidade de adaptação tornam-na numa excelente escolha para quem tem experiência com anfíbios aquáticos. Apesar de serem uma espécie relativamente fácil de manter, deve ter atenção a alguns aspetos que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.

Aquário

Tamanho: Mínimo de 80 litros para 1 adulto, 120 litros para um casal

Material: Vidro com profundidade mínima de 40cm

- Aquecimento e Iluminação

Deverá manter uma temperatura entre 24-28ºC utilizando aquecedores submersíveis protegidos para evitar queimaduras. Esta espécie tolera bem variações de temperatura, sendo menos exigente que outras espécies aquáticas. Durante a noite a temperatura pode baixar ligeiramente sem problemas.

A Pipa carvalhoi não necessita de radiação UVB. Mantenha um fotoperíodo de 12 horas com iluminação LED de baixa a moderada intensidade ou luz natural da sala. Evite iluminação muito intensa que pode causar stress.

- Qualidade da Água

Mantenha o pH entre 6,0-7,5, sendo bastante tolerante a variações. A água pode ser mole a moderadamente dura. Utilize filtração adequada mas com fluxo moderado para não perturbar os animais. Efetue mudanças de água de 25-30% semanalmente.

Esta espécie é notavelmente tolerante a variações na qualidade da água, sendo mais robusta que a maioria dos anfíbios aquáticos. Utilize água sem cloro e mantenha os parâmetros estáveis.

- Decoração

Pode utilizar substrato de areia fina ou cascalho médio, ou optar por fundo nu para facilitar a limpeza. Inclua plantas aquáticas vivas (musgo de Java, elódea, anubias) para fornecer cobertura e melhorar a qualidade da água. Adicione troncos ou rochas lisas para criar esconderijos.

Certifique-se de que todos os elementos decorativos estão bem fixos e não têm arestas cortantes. Esta espécie aprecia ter várias opções de abrigo distribuídas pelo aquário.

Dieta e Suplementação

Hábitos alimentares: Carnívoro

Dieta: Alimente 2-3 vezes por semana com presas vivas ou congeladas. Juvenis devem ser alimentados com maior frequência, 3-4 vezes por semana.

- Alimentos

Presas aquáticas: Peixes pequenos (guppies, mollies), minhocas aquáticas, larvas de mosquito, artémias adultas

Presas terrestres: Minhocas terrestres, grilos pequenos, baratas pequenas

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

A04419
0.100 kg
2 Itens