Boa Arco-Íris

Nome Comum: Boa Arco-Íris
Nome Cientifico: Epicrates cenchria cenchria
Apêndice CITES: Sim, IIB
Anexo II Portaria nº. 86/2018: Sim

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

Descontos Progressivos
Quanto mais compra, menos paga de transporte

Expedição no Próprio Dia
Em encomendas finalizadas até ás 15h

Entrega Viva/Congelada Garantida
Em alimento vivo e congelado

GUIA DE CUIDADOS

Tamanho: Em adultas podem atingir os 150-200cm

Origem: América do Sul (Brasil, Venezuela, Guianas, Suriname)

Longevidade: Até 25 anos em cativeiro

Habitat Natural: Habitam as florestas tropicais húmidas da América do Sul

A Epicrates cenchria cenchria, conhecida como Boa Arco-Íris, é uma das espécies de cobra mais impressionantes e procuradas no mundo da terrariofilia. O seu nome deriva da iridescência única das suas escamas, que refletem cores do arco-íris quando expostas à luz. É uma espécie semi-arborícola e caracteriza-se pelos seus padrões geométricos distintivos em tons de castanho, laranja e vermelho, combinados com um brilho metálico extraordinário.

Apesar da sua beleza excecional, a Boa Arco-Íris requer cuidados específicos, principalmente no que diz respeito à humidade elevada e temperatura estável. É uma espécie recomendada para tratadores com alguma experiência, pois necessita de condições ambientais rigorosamente controladas para prosperar em cativeiro. Com os cuidados adequados, pode tornar-se um animal de estimação fascinante e de longa duração.

Deve ter atenção alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.

Terrário

Tamanho: Mínimo de 120x60x60cm para 1 adulta. Enquanto pequenas podem ser mantidas em terrários significativamente mais pequenos.

Material: Vidro ou PVC (com ventilação adequada).

 - Aquecimento e Iluminação

Deverá criar um terrário com gradiente térmico com uma temperatura mínima de 26ºC no lado frio e cerca de 30-32ºC no lado quente. Durante a noite, a temperatura pode baixar até aos 24ºC, mas não deve descer abaixo deste valor. Para manter estas temperaturas, pode utilizar tapetes de aquecimento controlados por termostato ou lâmpadas cerâmicas.

Apesar de não ser essencial, pois são cobras predominantemente noturnas, é recomendada a exposição, durante o dia, a um UVI entre 0 e 3 (Zona de Ferguson 1-2). Para atingir estes Índices de UV pode utilizar lâmpadas UV ShadeDweller.

- Humidade

A humidade é um aspeto crítico para o sucesso na manutenção desta espécie. A humidade relativa deve ser mantida entre 75% e 85%, refletindo o seu habitat natural de floresta tropical. Para atingir estes níveis, é recomendado borrifar o terrário diariamente, utilizar um sistema de nebulização automático ou colocar recipientes com água que aumentem a evaporação. Apesar de serem uma espécie que beneficia de uma humidade relativa no ar elevada, é necessário ter atenção redobrada à ventilação, uma vez que a humidade saturada estagnada no ar pode causar graves problemas de saúde ao animal.

Deve estar sempre disponível um bebedouro com água limpa e fresca, suficientemente grande para que se possa submergir completamente, especialmente durante o período de ecdise (muda de pele).

- Decoração

Sendo uma espécie semi-arborícola, o terrário deve incluir elementos verticais como troncos e ramos que suportem o peso da cobra adulta. É essencial fornecer várias opções de esconderijos em diferentes níveis do terrário.

Para o substrato, recomenda-se materiais que retenham humidade como fibra de coco, musgo de sphagnum, ou uma mistura de ambos. Plantas vivas podem ser incluídas para aumentar a humidade e proporcionar um ambiente mais natural.

Dieta e Suplementação

Hábitos alimentares: Carnívoras

 Dieta para Juvenis: Pode alimentar com presas com até 15% da massa corporal do animal a cada 7 dias.

 Dieta para Adultos (A partir dos 2 anos): Pode alimentar com presas com até 10% da massa corporal do animal a cada 10 dias.

- Alimentos

Ratos, Ratazanas e/ou Pintos mortos.

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

A04180
0.100 kg