Tartaruga de Esporas Africana
Nome Comum: | Tartaruga de Esporas Africana |
Nome Cientifico: | Centrochelys sulcata |
Apêndice CITES: | Sim, IIB |
Anexo II Portaria nº. 86/2018: | Não |
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.
GUIA DE CUIDADOS
Tamanho: Em adultos podem atingir os 80cm de comprimento da carapaça
Origem: África do Norte e Central
Longevidade: Até 100 anos
Habitat Natural: Habitam pastagens, florestas secas, pouco densas e semidesérticas.
Apesar do tamanho que podem atingir em adultas, as C. sulcatas são das espécies de tartaruga terrestre mais procuradas e mantidas em cativeiro. São uma espécie excecionalmente bem adaptada à vida em cativeiro necessitando de cuidados relativamente básicos e vivendo, na maioria dos casos, uma vida longa e saudável.
Apesar de não serem uma espécie difícil de manter, deve ter atenção a alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.
Terrário
Tamanho: Em pequenas podem ser mantidas em terrários, aquários ou mesas para tartaruga com cerca de 90x45cm de base. Conforme vão crescendo, e devido ao seu tamanho, muitas vezes torna-se necessária a criação de um espaço/cercado exterior onde podem ser mantidas durante a maior parte do ano.
Material: Vidro ou Madeira
- Aquecimento e Iluminação
Deverá ser disponibilizado uma zona de banhos de sol, grande o suficiente para abranger por completo a tartaruga, com uma temperatura de até 37ºC. O resto do terrário pode ser mantido a uma temperatura não inferior a 20ºC. Durante a noite as temperaturas podem baixar sem problemas até aos 15ºC.
Deve ainda ser usada uma lâmpada de UVB T5 Tubular de 12% para fornecer os níveis de radiação ultravioleta adequados a esta espécie de tartaruga terrestre.
- Humidade
Sendo originárias de zonas semidesérticas e áridas, esta espécie não necessita de uma humidade elevada no seu habitat. No entanto, é vantajoso, principalmente em animais mais jovens, disponibilizar abrigos húmidos onde as tartarugas se possam refugiar.
Deverão ter também sempre disponível um recipiente com agua limpa e fresca de onde possam beber e onde se possam molhar.
- Decoração
Pode decorar o terrário com ramos, pedras e abrigos. Tenha em conta que, devido ao seu peso, tamanho e elevada atividade, esta espécie de tartaruga remexe bastante o terrário.
Dieta e Suplementação
Hábitos alimentares: Herbivoras
- Alimentos
Base: A base da dieta deverá ser, em cerca de 70%, à base de ervas e feno.
Ocasional: Pode suplementar com muitos tipos de folhas e ervas como hibisco (incluindo flor), cardos, rosa, cerejeira, dente-de-leão (folha e flor), camomila, várias flores, roseta, couve-rábano, alfafa, girassol (folha e flor), plátano, amora, cacos (sem agulhas), trevo, etc.
- Suplementação
Deverá polvilhar o alimento com um Suplemento Vitamínico e Mineral com Vitamina D3 de qualidade.
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.