

Nome Comum: | Gecko Chahoua |
Nome Cientifico: | Mniarogekko chahoua |
Apêndice CITES: | Não |
Anexo II Portaria nº. 86/2018: | Não |
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.
Tamanho: Em adultos podem atingir os 25-31cm
Origem: Nova Caledónia (Grande Terre e Isle of Pines)
Longevidade: Até 20 anos (alguns registos até 30 anos)
Habitat Natural: Habitam as florestas tropicais húmidas da Nova Caledónia, preferindo o sub-bosque das árvores
O Gecko Chahoua (Mniarogekko chahoua), também conhecido como Gecko Musgoso de Cauda Preênsil, é uma espécie arborícola originária das florestas tropicais da Nova Caledónia. Caracteriza-se pela sua aparência única e camuflada que se assemelha a musgo ou líquen, com padrões verdes, castanhos, rosa e brancos. Possuem uma cauda preênsil muscular e almofadas adesivas nos dedos que facilitam a sua vida arborícola. São animais noturnos, de temperamento dócil e relativamente fáceis de manter, tornando-os adequados tanto para iniciantes quanto para criadores experientes.
Apesar de serem uma espécie relativamente fácil de manter, deve ter atenção a alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes para garantir a saúde e bem-estar destes fascinantes geckos.
Tamanho: Recomenda-se um terrário de 45x45x60cm para 1 adulto (privilegiar altura)
Material: Vidro (com topo em rede para ventilação adequada)
Durante o dia, deve ser assegurada uma temperatura entre os 22ºC e os 26ºC. Durante a noite, a temperatura pode baixar até aos 20ºC. Sendo uma espécie subtropical, raramente necessitam de aquecimento adicional exceto durante o inverno. Se necessário, pode utilizar uma fonte de calor suave numa das extremidades do terrário para criar um gradiente térmico ligeiro.
Os Geckos Chahoua são crepusculares/noturnos e tecnicamente podem sobreviver sem radiação UVB, mas beneficiam significativamente da exposição a índices baixos da mesma (Zona de Ferguson 2). Recomenda-se a utilização de lâmpadas UVB de 5-7% para promover a síntese de vitamina D3 e fortalecer o sistema imunitário.
Os Geckos Chahoua necessitam de uma humidade elevada, refletindo o seu habitat natural de floresta tropical. A humidade relativa deve ser mantida entre 60% e 80%. Para isso, é recomendado borrifar o terrário 1-2 vezes por dia (geralmente à noite e, se necessário, de manhã). É importante permitir que o terrário seque parcialmente entre as pulverizações para evitar problemas de fungos.
Deve estar sempre disponível um bebedouro com água limpa e fresca numa plataforma elevada. Os geckos irão também beber as gotas de água das folhas e paredes do terrário após as pulverizações, o que é um comportamento natural.
Sendo uma espécie arborícola, o terrário deve privilegiar estruturas verticais de escalada. Equipe o terrário com bastante vegetação e elementos de escalada como cascas de cortiça (especialmente tubos de cortiça que adoram), troncos verticais, videiras e plantas (artificiais ou vivas). As plantas vivas como pothos, bromélias e dracenas não só proporcionam locais para trepar e esconder, como também ajudam a manter a humidade elevada necessária.
Para o substrato, recomenda-se uma mistura que retenha alguma humidade como fibra de coco, musgo de sphagnum ou um substrato bioativo. Pode adicionar uma camada de folhas mortas no topo para simular o ambiente natural e ajudar na humidade. O substrato deve ter pelo menos 5cm de profundidade para proporcionar amortecimento caso caiam dos poleiros.
Hábitos alimentares: Omnívoro (Frugívoro/Insetívoro)
Dieta para Juvenis (0-12 meses): Dieta comercial diariamente, insetos 1-2 vezes por semana
Dieta para Adultos: Dieta comercial a cada 2-3 dias, insetos 1 vez por semana
Insetos: Baratas, Grilos, Gafanhotos, Tenébrios, Larvas da Cera, Calcium Worms
Frutas (ocasionalmente como guloseima): Banana, manga, papaia amassadas
A nível de suplementação vitamínica e mineral, as dietas comerciais de qualidade já incluem uma mistura equilibrada de todos os nutrientes essenciais. Quando oferecer insetos, deve polvilhar com um suplemento de cálcio sem D3 (já que as dietas comerciais contêm vitamina D3). A exposição adequada à radiação UVB complementa a suplementação, promovendo a síntese natural de vitamina D3.
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.