Tartaruga Leopardo

Nome Comum: Tartaruga Leopardo
Nome Cientifico: Stigmochelys pardalis
Apêndice CITES: Sim, IIB
Anexo II Portaria nº. 86/2018: Não

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

Perguntar o Preço

Tartaruga Leopardo

Tartaruga Leopardo

Por favor, insira os seus dados para receber o preço no seu email. Caso prefira, preencha também com o seu número de telemóvel e entraremos em contato consigo.

* Campos obrigatórios

Cancelar ou 

Envio Gratuito
Acima de 49€

Envio no Próprio Dia
Em encomendas finalizadas até ás 15h

Entrega Viva/Congelada Garantida
Em alimento vivo e congelado

GUIA DE CUIDADOS

Tamanho: Em adultos podem atingir os 30cm de comprimento da carapaça

Origem: Zâmbia

Longevidade: Até mais de 100 anos

Habitat Natural: Habitam prados, silvas, matas e savanas desde a África Central até à Africa do Sul.

As Tartarugas Leopardo são uma das Tartarugas Terrestres mais bonitas comummente mantidas em cativeiro. O seu tamanho adulto relativamente reduzido associado à sua facilidade de manutenção tornam-nas numa excelente escolha.

Apesar de não serem uma espécie difícil de manter, deve ter atenção a alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.

Terrário

Tamanho: Em pequenas podem ser mantidas em terrários, aquários ou mesas para tartaruga com cerca de 90x45cm de base. Conforme vão crescendo deverá aumentar-se o tamanho do terrário. Por norma, quanto maior melhor. O tamanho mínimo recomendado para um casal de Tartarugas Leopardo é de 2x1m. Existe a possibilidade de serem mantidas no exterior em adultas desde que sejam fornecidas as devidas condições para que possam escavar, assim como esconderijos onde se possam abrigar.

Material: Vidro ou Madeira

 - Aquecimento e Iluminação

Deverá ser disponibilizado uma zona de banhos de sol, grande o suficiente para abranger por completo a tartaruga, com uma temperatura de até 37ºC. O resto do terrário pode ser mantido a uma temperatura não inferior a 22ºC. Especialmente enquanto pequenas, deve ser prestada especial atenção à temperatura noturna que não deverá baixar dos 18-20ºC.

Deve ainda ser usada uma lâmpada de UVB T5 Tubular de 12% para fornecer os níveis de radiação ultravioleta adequados a esta espécie de tartaruga terrestre. 

 - Humidade

Sendo originárias de zonas semidesérticas e áridas, esta espécie não necessita de uma humidade elevada no seu habitat. No entanto, é vantajoso, principalmente em animais mais jovens, disponibilizar abrigos húmidos onde as tartarugas se possam refugiar.

Deverão ter também sempre disponível um recipiente com agua limpa e fresca de onde possam beber e onde se possam molhar.

- Decoração

Pode decorar o terrário com ramos, pedras e abrigos. A nível de substrato, deverá optar por um que permita à Tartaruga escavar. Entre as opções mais recomendadas estão os Substratos Específicos para Tartarugas assim como a fibra/húmus de coco. 

Dieta e Suplementação

Hábitos alimentares: Herbívoras

- Alimentos

Base: A base da dieta deverá ser, em cerca de 70%, à base de ervas e feno.

Ocasional: Pode suplementar com muitos tipos de folhas e ervas como hibisco (incluindo flor), cardos, rosa, cerejeira, dente-de-leão (folha e flor), camomila, várias flores, roseta, couve-rábano, alfafa, girassol (folha e flor), plátano, amora, cacos (sem agulhas), trevo, etc.

 - Suplementação

Deverá polvilhar o alimento com um Suplemento Vitamínico e Mineral com Vitamina D3 de qualidade.

De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.

A0119
2 Itens