Boa da Areia Queniana
Nome Comum: | Boa da Areia Queniana |
Nome Cientifico: | Eryx colubrinus |
Apêndice CITES: | Sim, IIB |
Anexo II Portaria nº. 86/2018: | Sim |
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.
GUIA DE CUIDADOS
Tamanho: Em adultas podem atingir até 90cm
Origem: Egito, Quénia, Niger, Somalia, Etiopia e Sudão
Longevidade: Até 20 anos
Habitat Natural: As Boas da Areia do Quénia são cobras escavadores que que ocorrem em zonas arenosas e quentes do nordeste africano.
As Boas da Areia Queniadas são uma espécie de cobra bastante distinta pelas suas cores e padrão. São uma espécie escavadora de fácil manutenção sendo adequada tanto para pessoas com experiência como para entusiastas mais novos no hobby.
Apesar de serem uma espécie relativamente fácil de manter, deve ter atenção a alguns aspetos e assegurar certas condições que poderá encontrar nos parágrafos seguintes.
Terrário
Tamanho: Mínimo de 60x45x45cm para 1 adulta. Enquanto pequenas podem ser mantidas em terrários significativamente mais pequenos.
Material: Vidro ou Madeira
- Aquecimento e Iluminação
Deverá criar um terrário com gradiente térmico com uma temperatura mínima de 30ºC no lado frio, cerca de 35ºC no lado quente. Durante a noite a temperatura não deverá baixar dos 22ºC. Para assegurar estas temperaturas deve utilizar um tapete de aquecimento por baixo do terrario podendo também ser utilizada uma lâmpada de Basking Spot, no lado quente, durante o dia.
Não necessitam de exposição a radiação UVB.
- Humidade
Mesmo sendo uma espécie de habitats deserticos, as Boas da Areia Quenianas, necessitam permanentemente de uma fonte de água limpa no terrário. A humidade relativa do ar deve ser mantida entre os 30 e os 50%.
- Decoração
Pode utilizar um substrato de Aspen, Arcadia Earth Mix Arid ou mesmo Areia. São animais que adoram enterrar-se e, por isso, deve providenciar bastante substrato para poderem escavar. Tenha atenção às decorações que coloca no terrário pois têm tendencia a remexer bastante o terrário e poderão ficar feridas caso algum elemento decorativo lhes caia em cima.
Dieta e Suplementação
Hábitos alimentares: Carnívoras
Dieta para Juvenis: Pode alimentar com presas com até 15% da massa corporal do animal a cada 5 dias.
Dieta para Adultos (A partir dos 2 anos): Pode alimentar com presas com até 10% da massa corporal do animal a cada 5 dias.
- Alimentos
Ratos e/ou Ratazanas mortos.
De acordo com a Lei n.º 95/2017 de 23 de agosto, não é permitida a venda e/ou publicitação de animais selvagens/exóticos através de websites/plataformas na internet. Caso deseje conhecer os animais que temos disponíveis e respetivas condições de venda, por favor entre em contacto connosco.